Uma das melhores coisas em férias é tirar fotografias e vídeos para captar momentos especiais para sempre.

Leia as nossas sugestões sobre como conseguir as melhores fotografias e clipes de vídeo. Descubra o que esperamos das fotografias que os nossos membros partilham connosco e habilite-se a ganhar a oportunidade de ver as suas recordações de férias RCI publicadas em RCI.com, nas nossas páginas de redes sociais ou em futuras edições da revista Endless Vacation.

Mantenha a simplicidade!

Não tente enquadrar demasiados elementos na sua fotografia. Foque-se no mais importante: rostos, pessoas, a "ação". Não tente tirar uma fotografia da paisagem ou do pôr do sol, já que, inevitavelmente, o resultado nunca corresponde ao cenário real. Pode sempre comprar um postal ou uma fotografia profissional.

Verifique o plano de fundo

Nada estraga uma fotografia fantástica como um caixote do lixo completamente aleatório! Analise rapidamente o plano de fundo da composição antes de tirar a fotografia e não tenha medo de se mover ou pedir que o seu motivo se mova para evitar captar objetos não desejados. Verifique também a existência de gruas ou galhos que aparentem "nascer" da cabeça das pessoas!

Fontes de luz

Certifique-se de que o seu motivo está bem iluminado. Evite sombras e a utilização pouco favorecedora do flash da câmara. Não tire fotografias contra o sol ou com pessoas a olhar diretamente para o sol. Posicione-se lateralmente em relação ao ângulo do sol e peça às pessoas para fazerem o mesmo. Certifique-se de que a área que pretende captar não está demasiado escura e tire fotografias em espaços interiores com e sem flash para ver qual o melhor resultado.

Lembre-se da "regra dos terços"

Divida o que vê no ecrã do telemóvel ou da câmara em terços imaginários antes de captar a imagem. Tente enquadrar elementos do seu motivo em cada uma das secções. Pode ainda dividir estes "terços" invisíveis na horizontal e na vertical, resultando em nove "secções". Tente enquadrar elementos interessantes do seu motivo nas secções centrais. Também pode utilizar software online de edição de fotografias para editar as suas imagens utilizando os mesmos princípios.

Utilize o temporizador automático

A maioria das câmaras e dos telemóveis dispõem de funcionalidades de temporizador automático. Utilize estas funcionalidades para ter tempo de se preparar, especialmente em "selfies", de forma a evitar expressões faciais pouco favorecedoras, como o franzir do rosto enquanto procura o ângulo correto antes de captar a fotografia. Defina o temporizador automático quando estiver satisfeito com a sua pose e aguarde até que a câmara capte a sua recordação, sem expressões sisudas e semicerrar de olhos!

Tire várias fotografias

Caso o seu telemóvel disponha de uma funcionalidade que permite captar sequências de fotografias, utilize-a para poder escolher a melhor imagem de entre as captadas durante a sequência rápida. Caso não disponha desta funcionalidade, tire várias fotografias na mesma, já que é inevitável que alguém se mova ou pisque os olhos. Desta forma, terá várias opções à sua escolha.

Sugestões para vídeos de férias

Sugestões para vídeos de férias

Gravar pequenos vídeos das suas experiências de férias é uma ótima forma de captar e partilhar recordações fantásticas. Há muitas formas de editar facilmente utilizando aplicações no seu telemóvel, online ou através de software no seu computador. Com um pouco de ponderação, pode gravar um clipe de vídeo sem necessitar de fazer qualquer edição. As sugestões para fotografias também se aplicam aos vídeos, mas tenha também em conta a qualidade do som.
Evite incluir transeuntes no plano de fundo, uma vez que não terá a respetiva permissão para partilhar o vídeo nas redes sociais.
Evite gravar em situações onde há muito ruído. Se necessário, pode sempre adicionar música livre de direitos de autor mais tarde para conseguir fantásticas recordações de férias!